22/4/2021 – A pesquisa traz dados interessantes que serão comentados por um especialista renomado da área
Promovida pela SuaTV, divisão de negócios do Grupo Comunique-se, a pesquisa “O retrato da comunicação interna em 2020” contou com mais de 200 respondentes e colheu informações baseada na visão de gestores e colaboradores
A comunicação interna é um pilar fundamental de uma organização. Com a pandemia em 2020, ela se tornou ainda mais importante e indispensável. Para entender sobre como foi o cenário deste setor no ano passado, a SuaTV, uma das divisões de negócios do Grupo Comunique-se, desenvolveu a pesquisa “O retrato da comunicação interna em 2020”, que contou com mais de 200 respondentes. Os resultados serão divulgados em uma live gratuita, programada para ocorrer às 11h de 19 de maio.
A moderação da live ficará por conta do jornalista Gabriel Andrade — integrante do time de comunicação e marketing do Comunique-se. Os insights do material serão comentados pelo especialista em comunicação corporativa Renato Avanzi, que atualmente é coordenador da pós-graduação online Master em Comunicação Empresarial Transmídia da ESPM, além de ser autor de alguns livros sobre o tema. Um exemplo é o livro lançado no ano passado, sobre comunicação interna em tempos de pandemia.
“A pesquisa traz dados interessantes que serão comentados por um especialista renomado da área. A live será de grande serventia para auxiliar nas estratégias de comunicação interna durante este ano, que infelizmente ainda está assolado pela pandemia. Ter a comunicação interna como braço direito neste período é fundamental”, indaga Gabriel Andrade. “Isso porque, é claro, o evento online servirá para divulgar dados do setor”, prossegue o jornalista.
O retrato da comunicação interna em 2020
Entender as formas de trabalho e os desafios de um profissional de comunicação interna durante um ano pandêmico foi o principal objetivo do material, que ficou no ar no período de 4 de dezembro de 2020 até 24 de fevereiro de 2021. Foram entrevistados 170 profissionais que atuam diretamente nas ações de comunicação de suas corporações e 33 colaboradores, que avaliaram de acordo com seus pontos de vista.
A pesquisa foi dividida em quatro etapas, pensadas para cada tipo de respondente. A primeira parte reuniu informações gerais sobre a comunicação, como os canais utilizados, por exemplo, e dados demográficos da empresa e dos participantes, contando com a resposta de todos os entrevistados.
Já a segunda parte foi pensada exclusivamente para os colaboradores. Eles avaliaram, com uma nota de 0 a 10, a efetividade de 8 quesitos da comunicação interna, além de opinar como ela influencia no engajamento e na produtividade.
A terceira fase do questionário foi direcionado aos 170 profissionais que atuam diretamente nas ações de comunicação interna. Foi perguntado aos entrevistados as estratégias que foram utilizadas em 2020, os canais utilizados, os principais desafios e quais as ações que obtiveram resultados satisfatórios.
Por fim, a última etapa abordou a comunicação no home office e teve a participação apenas dos profissionais que afirmaram que suas empresas aderiram ao trabalho remoto — seja parcial ou integral. Assim como na fase anterior, apenas pessoas que atuam diretamente nas ações de comunicação responderam.
Dos livros aos cursos online
Renato Avanzi é jornalista, consultor, palestrante, professor, músico e escritor. É mestre em comunicação com o mercado (ESPM) e conta com MBA em gestão de negócios e marketing (ITA/ESPM). Entre outros livros, é autor de “Comunicação Interna em Tempos de Coronavírus” (Amazon). Fundador da escola online Widoox, além de trabalhar como consultor de treinamentos e professor & coordenador do curso online de master em comunicação empresarial transmídia oferecido pela ESPM.
Serviço
Live: Divulgação da pesquisa “O Retrato da comunicação interna em 2020”
Quando: dia 19 de maio, às 11h
Onde: canal do Comunique-se no YouTube (com cobertura do Portal Comunique-se)
Investimento: Gratuito
Website: https://portal.comunique-se.com.br/